terça-feira, 21 de março de 2017

O QUE É PERGAMANO?

Bom dia, pessoal!



Vocês sabem o que o que é PERGAMANO?



Pergamano é a designação comercial para a técnica de artesanato que trabalha com um tipo específico de papel denominado PERGAMANO
O termo pergamano vem do espanhol, Perge de pergaminho e mano de mão. Significa o trabalho feito em papel pergamano, quer seja de corte, gravação em relevo, ou pintura, geralmente numa combinação destes três aspectos.



Historicamente, esta técnica remonta ao século 15. Começou na Alemanha, Bélgica e Holanda, e foi usado pela primeira vez para decorar ícones religiosos feitos pelas freiras carmelitas.
A técnica foi levada para o Novo Mundo e mantidas viva nas escolas católicas. 



A história moderna do Pergamano começou quando Martha Ospina viajou do seu país, Colômbia para a Holanda. Ela começou a ensinar pergamano a senhoras em troca de aprender a língua holandesa.
Martha desenvolveu ferramentas de precisão e livros de padrões. 



Pergamano é agora conhecida em muitos países com um crescimento muito rápido. É popular na Europa, Japão, Austrália, África do Sul e Canadá. A técnica está agora apenas a ser introduzido no mercado dos EUA com resultados explosivos.
No pergamano, podemos fazer cartões, marcadores, caixas, abajures flores tridimensionais e muitas outras peças. O limite é a sua própria imaginação.
Experimente e tente ideias diferentes. Acho que se vai surpreender com os seus próprios resultados,




FONTE:

REVISTA 'TARJETERIA EM PAPEL VEGETAL'















Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTÃO 'DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO'

Bom dia, pessoal! Hoje tem mais um cartão artesanal bem delicado e feito com muito carinho. A base dele, papel Filipaper e ...